Ao final das entrevistas, uma devolutiva foi oferecida para cada uma das participantes na primeira sessão de PBO, como uma pequena retrospectiva dos relatos da história de vida e esclarecimento de sua situação-problema atual, sendo realizado o contrato terapêutico na sequência. A devolutiva mostrou-se como um momento de acolhimento para as participantes, de seus relatos e angústias, sendo considerada como fundamental para que compreendessem os objetivos da PBO. Isso foi importante na motivação e adesão à pesquisa, assim como na necessidade de sua postura participativa no processo psicoterapêutico. Nesse momento, mas também durante as entrevistas, intervenções suportivas foram utilizadas nas participantes que estavam em situação de crise adaptativa e nos demais casos, quando necessário. Foram contatadas 30 pacientes do ambulatório e agendados horários individuais com as 22 que aceitaram receber mais esclarecimentos sobre a pesquisa, tais como objetivo, sigilo das informações e demais questões éticas.
Psicoterapia Breve Operacionalizada na Adaptação de Mulheres com Câncer de Mama: Coletânea de casos
- É comum no meio do caminho o plano sendo escalado e você chega mais longe do que havia imaginado chegar.
- Recomenda-se o desenvolvimento de novas pesquisas que utilizem não só a avaliação psicológica, que se mostra mais comum na literatura científica, mas também a intervenção psicológica para essa população.
- Nos Grupos 2 e 3, pôde-se contar com a aliança terapêutica e com a transferência positiva desde as entrevistas, o que favoreceu a compreensão e aceitação da interpretação teorizada.
- Entre as técnicas mais comuns estão a terapia cognitivo-comportamental, a terapia breve focalizada na solução de problemas e a terapia breve psicodinâmica.
- A própria autora realizou as entrevistas clínicas, assim como a avaliação com a EDAO, e deu sequência ao atendimento psicoterápico de cada participante do estudo.
- O padrão de conduta anterior sinaliza a origem do conflito, permitindo que paciente e terapeuta estabeleçam o(s) foco(s) da terapia, ou seja, a área na qual o tratamento irá se desenvolver.
- O terapeuta ajuda o paciente a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis e a adotar uma perspectiva mais positiva.
Essa técnica procura e reforça os aspectos sadios do paciente ligados à atenção, memória, pensamento, consciência, juízo crítico, raciocínio, linguagem e comunicação. Estas funções devem se apresentar em condições mínimas para tornar possível a obtenção de insights. Essa abordagem terapêutica também é indicada para pessoas que têm uma rotina agitada e pouco tempo disponível. Como o tratamento tem uma duração limitada, é possível conciliá-lo com outras atividades do dia a dia. Além disso, a psicoterapia breve também pode ser mais acessível financeiramente. Como o número de sessões é menor, o custo total do tratamento tende a ser menor em comparação com a psicoterapia tradicional. É mais aconselhada para pessoas com um grau de motivação alto, psicologos volta redonda ao autoconhecimento e que querem mudanças positivas.
Letras do Alfabeto:
Todas as informações são apoiadas por evidências científicas e verificadas para garantir a sua qualidade. Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar. As informações publicadas por MundoPsicologos.com não substituem em nenhum caso a relação entre o paciente e seu psicólogo. MundoPsicologos.com não faz apologia a nenhum tratamento específico, produto comercial ou serviço.
- A psicoterapia breve traz resultados logo nos primeiros encontros em relação ao conflito delimitado, quando o paciente tem consciência de sua forma de agir que até então ele não sabia, melhora sua qualidade de vida e resolve o conflito.
- Isso a torna mais dinâmica, produz resultados mais rápidos, precisando de tratamentos mais curtos.
- Com um tempo limitado de duração e técnicas específicas, ela permite que o indivíduo obtenha resultados rápidos e efetivos no tratamento de seus problemas emocionais.
- Ou seja, é como se a sessão não tivesse só uma hora, mas sim 7 dias, até a próxima sessão, para colocar mais lenha no processo.
Cores por Ordem Alfabética:
No entanto, é importante ressaltar que a psicoterapia breve não é indicada para todos os casos. Em situações mais complexas e que demandam um trabalho mais aprofundado, a psicoterapia tradicional pode ser mais adequada. As participantes vivenciavam o desafio da aceitação e adaptação à nova realidade de adoecimento e tratamentos, que apresentava risco à vida e provocava sofrimento psíquico, angústias ou defesas exacerbadas, mesmo naquelas cujas situações-problema estavam em setores que não o setor Or . A psicoterapia breve traz resultados logo nos primeiros encontros em relação ao conflito delimitado, quando o paciente tem consciência de sua forma de agir que até então ele não sabia, melhora sua qualidade de vida e resolve o conflito. Por essa razão vários estudos foram desenvolvidos e se acabou criando uma nova técnica - a Psicoterapia Breve - que permite resultados tão eficazes ou até mais que os métodos anteriores. A psicoterapia é uma ferramenta valiosa para promover o bem-estar emocional, mas nem todas as abordagens terapêuticas envolvem um compromisso de longo prazo.
Como encontrar um terapeuta de psicoterapia breve?
De maneira geral, esta abordagem é composta por fases, sendo a inicial caracterizada pela avaliação psicodiagnóstica, na qual, ajuda a identificar os padrões gerais de funcionamento do paciente e do meio em que ele está inserido. Alguns pacientes, independentemente de escolherem a psicoterapia breve ou a de longo prazo, acabam abandonando o tratamento quando lidam com os sintomas mais agudos de sua condição. Nesse caso, eles enxergam a terapia como uma jornada de longo prazo para melhorar sua saúde mental. Portanto, entendem que o processo pode ajudá-los a se tornarem uma versão melhor de si mesmos. A psicoterapia breve utiliza técnicas e estratégias específicas para promover mudanças rápidas no paciente. O terapeuta trabalha de forma intensiva, focando nos problemas mais urgentes e buscando soluções práticas para os mesmos.
Integrativo ou eclético
É bem provável que você conheça alguém que sofra ou já sofreu com seus sintomas. A ansiedade é uma reação normal do organismo a estímulos que são percebidos como perigosos. “Psicoterapia”, se refere, portanto, a um modo particular de encarar o ser humano e, por conseguinte, os processos de interação terapêutica, possibilitados entre duas ou mais pessoas pela mera ação da fala. Falaremos, portanto, daqui adiante, não mais da relação terapêutica em geral, ou seja, da relação “médico-paciente”, mas da psicoterapia.
Psicoterapia para Sofrimento
O workshop em Psicoterapia Breve Sistêmica foi desenvolvido no formato online e ao vivo onde, em 7 horas, eu te ensinarei os 5 passos essenciais da terapia breve. A duração é de 1 hora, produz muito material interno para você elaborar até a próxima semana. Esse tempo é estimado na segunda sessão, quando esses dados todos já podem ficar mais claros. E durante todos os dias antes desta segunda sessão você pensou alguma coisa sobre isso.

Blog de Saúde mental
Psicoterapia Breve é um tipo de prática dentro da psicologia, que trabalha um objetivo por vez, traça um plano e avança com foco. A psicoterapia breve pode ser benéfica para qualquer pessoa que esteja enfrentando dificuldades emocionais ou comportamentais. Ela pode ser especialmente útil para pessoas que desejam resolver questões específicas de forma rápida e efetiva, sem a necessidade de um tratamento prolongado. Diferentemente de outras abordagens, o terapeuta tem um papel bastante ativo durante as sessões, atuando de maneira direta e participativa em todo o processo terapêutico. A seleção de pacientes para este tipo de atendimento é feita a partir de uma avaliação da estrutura de personalidade do paciente. A indicação deve considerar, além desta avaliação, o sintoma, síndrome ou quadro clínico e se o paciente apresenta motivação e disposição para mudar. No lugar da análise formal, cuja a premissa é a compreensão das causas históricas do sofrimento ou da queixa, a abordagem principal da psicoterapia breve está em ajudar o paciente a assumir um olhar crítico sobre o seu presente. E isso é feito a partir de um contexto mais amplo e com a utilização de entendimentos mais funcionais. Na psicanálise, o profissional deve ser mais neutro e passivo ao longo do processo, enquanto na terapia breve o terapeuta precisa ser bem mais ativo, realizando intervenções com foco em promover o paciente à ação. Para encontrar um psicoterapeuta breve, é importante buscar profissionais qualificados e experientes nessa abordagem terapêutica. É recomendado fazer uma pesquisa detalhada, buscando informações sobre a formação e a especialização do terapeuta. A redução ou remoção da situação interna geradora da crise, ajuda o paciente a lidar com o conflito com mais eficácia, mesmo que o evento externo se mantenha. A Intervenção na Crise é um procedimento terapêutico de atendimento de emergência, capaz de produzir alívio imediato da ansiedade, ajudando o paciente a entender e a lidar com a realidade que se apresenta. É uma técnica, como já dissemos, que apresenta resultados terapêuticos bastante eficazes num limite de tempo bem menor e com apenas um atendimento semanal, podendo-se observar melhoras significativas já nos primeiros meses de tratamento. Como modalidade da psicoterapia, temos a psicoterapia breve, que tem como meta o tempo determinado de interação terapêutica, para tanto se faz uso de um foco escolhido pelo cliente, com consultas estabelecidas de doze a catorze encontros. A Psicoterapia Breve foi desenvolvida em resposta a pressão de longos atendimentos psicoterápicos tradicionais, o que permite análises e resultados terapêuticos tão rápidos quanto os outros métodos. Nos últimos tempos, a Psicoterapia Breve vem se destacando como uma técnica psicoterapêutica altamente eficaz e versátil, capaz de auxiliar indivíduos em momentos de mudanças significativas e desafios emocionais. De qualquer forma, seja uma modalidade ou outra, o fato é que a psicoterapia cumpre um papel importante no sentido de abrir os caminhos da mente. Normalmente, a psicoterapia breve é indicada a quem necessita de um atendimento mais focado em problemas atuais que devem ser solucionados. Visto que se trata de uma modalidade de terapia com tempo reduzido, também é mais acessível financeiramente. A psicoterapia breve tem bases teóricas opostas à prática da psicanálise, principalmente em relação à postura do psicoterapeuta. A terapia cognitiva baseia-se na premissa da inter-relação entre cognição, emoção e pensamento no funcionamento do ser humano e salienta a importância do pensamento sobre o afeto, o comportamento, a biologia e o ambiente. O terapeuta desta abordagem trabalha com a ideia de que o processamento de informações, ou seja, o ato de atribuir significado a sentimentos, pessoas, fatos, forma a base do comportamento, influenciando a visão de futuro e da própria identidade. Pacientes com queixas específicas como depressão, dores psicossomáticas, distúrbios de sono, luto, ansiedade ou pacientes psiquiátricos crônicos, fora de fases agudas podem se beneficiar desse tipo de abordagem. Cabe ressaltar que essa abordagem não é indicada para pacientes com fobias agudas, perturbações psíquicas graves ou dificuldades graves crônicas de desenvolvimento.